Vampiro: Santa Dômina
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CRIAÇÃO DE PERSONAGENS I – História

Ir para baixo

CRIAÇÃO DE PERSONAGENS I – História Empty CRIAÇÃO DE PERSONAGENS I – História

Mensagem por Lnrd Sex Jan 25, 2019 4:18 pm

Processo cheio de idas e vindas, mudanças de ideia, ajustes. Não se deve ter medo de fazer escolhas. Trate tudo como rascunho.
Métodos de criação são pessoais: a quem prefira partir de uma imagem, um tema, reimaginar pessoas/personagens conhecidos etc. Apenas recomendamos iniciar pela história e só depois preencher a ficha - o contrário pode induzir a motivações mal amarradas e características díspares, existindo apenas para justificar uma capacidade específica.
Abaixo, um exemplo de guia.
Lembre-se: estamos criando PESSOAS COMUNS, “pré-vampirismo”, sem habilidades “fora do comum”.

AMBIENTAÇÃO
- Leia aqui para entender o mundo da história https://santadomina.forumeiros.com/f4-ambientacao


TEMA
Escolher um tema é essencial pois: 1) nos ajuda a "personalizar" o jogo com base nas expectativas de cada pessoa; 2) não estamos utilizando o sistema clássico de "apresentar todas as variedades vampíricas (clãs) para escolher uma". Ao contrário, escolher um tema será colocar-se no "radar" de um "tipo" de vampiro específico.
Obs.: temas são "preferências primárias" (para os "clãs"), não "limitações gerais". Alguém das "artes" pode ambicionar o poder ou ter questões de autoimagem; uma pessoa atraída por "magia" pode ser rebelde etc.

1 Crítica: filosofia e rebeldia. De quem luta pela destruição do sistema a quem dedica-se a teorizar utopias. De militantes com consciência política a quem gosta de causar confusão.Do pensamento crítico à ação.

2 Primitivismo: de quem rejeita cidades a "feras" nos negócios. De quem "prefere animais" a quem gosta de "relaxar" na natureza. Pessoas com habilidade para sobreviver na selva e quem pratica consumo sustentável e modos de vida alternativos no conforto de casa. De quem organiza protestos pela causa ambiental a pessoas "abrutalhadas" e sem "trato social". Liberdade. Antimodernidade.

3 Sanidade: de quem raciocina perfeitamente, mas numa lógica diferente, a quem sofre com "demônios internos". Profetas, pessoas visionárias e "muito à frente do seu tempo". Transtornos obsessivos-compulsivos e “manias”. Estresse pós-traumático. Teorias da conspiração. Desfuncionalidade social. "Patias”.
Obs.: "saúde mental" é uma questão delicada e deve ser tratada de maneira cuidadosa, evitando clichês e preconceitos sobre o assunto.

4 Autoimagem: da obsessão por beleza a problemas de estima. Reforço ou quebra de padrões. Timidez. Reclusão. Vidas secretas. O belo ou o horrendo interior.

5 Artes: da atração a objetos artísticos aos prazeres carnais. Artistas clássicos ou contemporâneos. Da arte da sedução à incapacidade de resistir ao belo. Do entretenimento das massas ao cult e alternativo. Arte nas pequenas coisas na vida. Esnobismo. Hedonismo. Narcisismo.

6 Ocultismo: todos os sinônimos e variações para magia (prática e estudo).

7 Elite: poder. Tradição. Dinheiro. Nobreza. Influência. Ganancia. Máfia. Negócios. Arrogância. A criança mimada. A liderança política. Do exemplo a ser seguido à ordem a se submeter.

DETALHAMENTO
Há várias dicas de criação, porém nenhuma “receita”. Cada pessoa faz como achar melhor.
Caso seja necessário um guia, segue uma compilação simplificada de pontos a se pensar (uma mais detalhada pode ser vista em https://amanohara.files.wordpress.com/2010/02/personagens.pdf ).
Nada é obrigatório (há quem ache chato/desnecessário detalhar coisas como altura e peso; há quem veja nisso a própria graça do processo), podendo-se pular/acrescentar livremente.
Nem tudo imaginado necessariamente acaba no perfil final, que pode ser tanto um texto detalhado quanto um “breve resumo” do que se pensou. O importante é quem joga conhecer bem tal personagem E ENVIAR TAL IDEIA PARA ANÁLISE, passo necessário para entrar oficialmente no jogo.

( ) Ideia geral: é (uma versão de) você, respondendo mais ou menos como você faria? É semelhante, porém com mudanças (pra melhor/pior)? É uma pessoa diferente, mas com qualidades e defeitos que refletem questões suas? É uma coisa “totalmente diferente” (como se isso fosse “totalmente possível”)?
( ) Ponto de partida. Há personagens/arquétipos que você goste e possam servir de modelo (pescando características etc.)?
( ) Background. Quem é tal pessoa no mundo? Escolaridade, ocupação etc. O que dizer sobre a sexualidade, crenças... .
( ) Descrição. Características como nome, idade, aparência... .
( ) Psicológico. Como é a personalidade, quais os estados de humor comuns? Uma pessoa simpática, agressiva, calma etc.
( ) Desejo. Almeja algo?
( ) Repulsão. O que odeia (em si, no mundo etc.)?
( ) Peculiaridades. Quais os “bons” hábitos e defeitos? Mania e/ou hobbies? Pense algum “defeito” grande, que atrapalhe a vida: fobias, necessidade diferenciada, trauma, obsessão, vício etc.
( ) Família. Como é a casa, qual a relação com parentes?
( ) História. Quais principais lembranças, boas e más a moldar o caráter?
( ) Detalhes. Como gosta de se vestir? Tatuagens?

IMAGEM
Algumas pessoas iniciam por essa parte. Outras, terminam. Há quem desenhe (ou crie em algum programa, num jogo etc.). Há quem prefira deixar tudo na imaginação e pular isso.
Um procedimento interessante é o “estudo de personagem”: ao invés de pegar-se uma foto (de uma atriz, um cantor etc.) e escolher aquele como “o rosto”, pode-se pegar várias imagens diferentes para representarem a ideia visual em questão, nenhuma sendo “a pessoa em si”. Exemplos aqui: https://santadomina.forumeiros.com/f2-referencias-visuais-estudos-de-personagens

Obs.: há certos "clichês" quando pensamos a representação de vampiros. Uma forma interessante de promover diversidade é fugir de tais "lugares comum".
Lnrd
Lnrd
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 18/09/2018

https://santadomina.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos